quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Nós Somos a Cidade - N.K. Jemsin

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐ + ❤

✨Olá leitores!✨

Faz algum tempo que terminei a leitura desse livro e estou até hoje tentando escrever essa resenha, eu já devo ter começado umas oito vezes, mas sempre acho que está uma porcaria e apago.

Por isso, hoje, ao invés da resenha tradicional, vou contar alguns motivos para você ler esse livro.

Motivo 1: A história. Inicialmente somos jogados no meio do nascimento de Nova York, e não estou falando de quando ela foi fundada, mas sim do nascimento da cidade que ganha um avatar, ou melhor, seis avatares (gananciosa que se diz?), um para cada um dos cinco distritos, Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island, e claro uma para a própria Nova York. Depois de seu nascimento e de lutar muito para nascer, o avatar de Nova York desaparece e agora, os cinco distritos devem se unir, deixar as diferenças de lado e, com a ajuda de São Paulo (sim, a nossa São Paulo) encontrar o Nova York, ajudá-lo e lutar contra um inimigo que está disposta a tudo para destruir a cidade.

Motivo 2: Os personagens. Você vai amá-los, ou melhor, vai amar quase todos. Tem personagem que não tem como amar. Cada um tem uma história única, características únicas, que te deixa maravilhado e envolvido do início ao fim. Cada avatar incorpora as características do seu distrito e estranhamente, mesmo eu conhecendo tão pouco das características de cada distrito, me senti conectada e parecia que eu conhecia cada distrito profundamente.

Motivo 3: São Paulo. Falando em personagem, eu reservei um motivo especial para ele, o avatar de São Paulo. Ter um personagem brasileiro, não estereotipado e que é mentor de Nova York, me deixou muito feliz! Eu dei um gritinho quando ele apareceu. Mas a melhor parte é que, em um determinado momento, ele precisa se recuperar, se curar, e deram BRIGADEIRO, sim, BRIGADEIRO!!!!, para ele se recuperar. Eu achei isso maravilhoso!!!!

Motivo 4: Representatividade. Começamos que é uma fantasia escrita por uma mulher negra, que não ganhou só um, mas três prêmios Hugo (um dos mais prestigiados da literatura). Além disso, temos protagonistas negros, de povos originários e LGBTQIA+. E mais importante do que tê-los, é serem bem escritos e desenvolvidos.

Motivo 5: A narrativa é envolvente. Você não vai conseguir largar. Tem sempre algo acontecendo, é frenético, mas de um jeito gostoso, que te prende, que te faz querer mais, muito mais.

    Acho que esses cinco já são motivos suficientes né? Se não, me chama no direct, vou ter o maior prazer em falar mais e mais desse livro incrível

Você já leu? O que achou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário