domingo, 22 de agosto de 2021

Resenha: Os meninos da Rua Paulo - Ferenc Molnár



𝗡𝗼𝘁𝗮: ⭐️⭐️⭐️⭐️

Neste belo clássico húngaro, Ferenc Molnár conta a história dos Meninos da rua Paulo, ou Sociedade do Batume. Um grupo de garotos, que a todo custo tentam manter o seu pedaço de terra, o *Ground*, longe das mãos dos Camisas Vermelhas, um grupo rival, que domina a área do Jardim Botânico.

Após os Camisas Vermelhas terem roubado as bolinhas de gude de Nemecsek, Boka, o líder do grupo, decide que está na hora de defenderem o *ground* e garantirem a paz no pequeno espaço em que eles podem brincar, sonhar e fantasiar. Por isso, ele declara guerra contra os Camisas Vermelhas e é nesse momento que vemos a influência da guerra iminente na Hungria, pois, mesmo tão jovens, eles tem um conhecimento militar altíssimo.

    Esta foi uma leitura obrigatória para uma disciplina da Faculdade. Hoje sou muito grata a professora por disponibilizar essa leitura que gostei tanto. Este é um livro forte, divertido e triste ao mesmo tempo.

    Acompanhar os meninos se preparando para a guerra entre os dois grupo, foi divertidíssimo, mas muito preocupante, pois não se espera que crianças tenham tamanho conhecimento militar. Ver como eles se protegem, o quanto levam a amizade, a fidelidade, o companheirismo, a dignidade e a coragem a sério, como esses valores são importante para eles, é um verdadeiro tapa de luva para o leitor, pois as consequências de tamanho comprometimento com aquilo que acreditam pode ser muito dolorosa. Além disso, o livro traz um final inesquecível, emocionante e que fez escorrer algumas lágrimas.

Os personagens são cativantes, principalmente por serem crianças. Você entra nesse livro pensando que será apenas mais um falando de crianças defendendo seu território de brincar e que terá um lindo final feliz, mas é aí que você se engana, pois o autor, com uma escrita leve e cativantes faz com que nos apeguemos aos meninos e quando o final chega, corta nossos corações. Vale muito a leitura, principalmente por conta da história que é tão lindamente contada.

Você já leu? O que achou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário