domingo, 1 de agosto de 2021

Meu pé de Laranja Lima- José Mauro de Vasconcellos

Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️+ ❤️


O meu pé de Laranja Lima é um grande clássico da literatura brasileira. Publicado pela primeira vez em 1968, ele acompanhou gerações, sendo um dos livros mais vendidos de literatura infanto-juvenil. Já foi traduzido para diversos idiomas e adaptado para o teatro, cinema e televisão.

A história é narrada e protagonizada por Zezé, um menino de cinco anos, que vive aprontando e tem como melhor amigo um pé de laranja lima (Xururuca ou Minguinho) e o português Manuel Valadares.

Ele e sua família viviam confortavelmente, mas precisaram se mudar para uma casa bem menor quando seu pai perdeu o emprego e sua mãe precisou trabalhar na fábrica.

Na casa nova, ele e seus irmãos, puderam escolher cada um uma árvore, mas como Zezé foi o último a escolher, acabou ficando com um pé de laranja lima muito pequeno ainda. Ele passava os dias de castigo ao lado do pé, contando seus pesares e brincando de faroeste. 

Zezé era um menino tão inteligente que, aos cinco anos, aprendeu a ler sozinho e, mentindo sua idade, entrou para a escola. Encantou-se pela professora Dona Cecília, e comportava-se muitíssimo bem no ambiente escolar; diferentemente do que acontecia em casa e na rua, onde ele era muito levado, por isso estava sempre apanhando dos pais e dos irmãos mais velhos.



Durante a narrativa, além de acompanharmos as traquinagens de Zezé e os seus planos para ajudar a família e o irmão mais novo, descobrimos que ele tem um coração de ouro e que sofre muito com os abusos físicos e psicológicos causados pelos familiares.

Essa história mexeu muito comigo. Me fez chorar nas primeiras 50 páginas e terminar o livro chorando copiosamente. Ele é tocante! O meu pé de laranja lima nos faz refletir muito sobre a criança e o quanto elas entendem do mundo, pois é difícil acreditar que um menino da idade de Zezé é capaz de entender tudo o que ele entende. No fim da história temos vontade de guardar Zezé dentro de um potinho. 

Por favor, leiam esse livro! 🍊

2 comentários:

  1. Eu tenho uma história engraçada sobre esse livro! Kkkk
    Uma vez conheci uma Argentina, e em meio à conversas eu disse pra ela que gostava muito de ler. Ela perguntou "¿Has leído Meu pé de laranja lima?" e eu disse " que livro é esse? É argentino?
    Hahahahhaa
    Acho que ela deve ter pensado que eu tava mentindo sobre ler kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MDS!!! KKKKKKK
      Mas se você ainda não leu, deve ler, é meu livro preferido da vida! Chorei litros!

      Excluir